Foto: Renan Mattos (Diário)
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, no final da tarde desta terça-feira, um ato contra o aumento da passagem de ônibus na cidade. Cerca de 20 manifestantes, entre representantes do diretório e alunos da instituição, se reuniram no coreto da Praça Saldanha Marinho, e confeccionaram faixas em protesto ao novo valor da passagem. A proposta, que será analisada pelo Conselho prevê um reajuste de R$ 3,60 para R$ 3,93 - uma alta de 9%.
Eleitores enfrentam fila há um dia do prazo para confecção e transferência de título
Além da confecção das faixas, foram distribuídos panfletos a quem passava pelo local. Segundo Sarita Denardin, uma das representantes do diretório, ideia é chamar atenção da população para os problemas no transporte público. Para o DCE, o valor da nova tarifa é injustificável.
- Uma das nossas reivindicações é para que haja uma metodologia de fiscalização do transporte que, atualmente, não é feito de forma adequada na cidade. Há uma série de irregularidades na planilha do processo e, por isso, pedimos vistas desse documento. O questionamento que fica para nós é 'Como é ser o presidente de uma empresa que não satisfaz ninguém?' - comentou a estudante.
Em documento, o DCE afirma que "a prefeitura apresentou em abril novos coeficientes para atualizar o decreto como se fossem fruto da fiscalização de 2017. porém, analisando as planilhas dos últimos aumentos, se verificou que estes coeficientes já estavam sendo utilizados desde 2015". O diretório afirma que "o tribunal de contas do Estado havia cobrado em 2016 a prefeitura por não ter um método de fiscalização das informações das empresas."
- Conforme o histórico de luta do movimento estudantil sobre a pauta do transporte, a gente tem uma avaliação de que essa planilha que é apresentada anualmente é muito problemática. De 2011 a 2015 foram utilizados índices acima do real, portanto o preço da passagem não reflete o custo real das empresas - afirmou o coordenador geral do DCE, Mateus Lazzaretti.
Estudantes têm até quinta-feira para renovar contratos do Fies
Uma nova reunião entre os estudantes e o Conselho Municipal de Transportes (CMT) está prevista para quinta-feira.